Jornal Correio Popular Notícia

SFC
Santos está fora da Copa do Brasil de 2024

Data da notícia: 2023-12-01 10:35:37
Foto: Assessoria
Presidente do Peixe, Andres Rueda, acredita que o clube possa ser convidado para participar da edição do ano que vem

Santos não vai disputar a Copa do Brasil do ano que vem. Em 15º lugar no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, o Peixe não tem mais chances de se classificar para a competição de mata-mata. Para ficar com a vaga, o Santos precisaria terminar o Brasileirão como o melhor colocado entre os clubes que não disputarão a Conmebol Libertadores em 2024. Hoje, é o Athletico, com 52 pontos (sétimo), nove acima do Peixe, faltando apenas seis em disputa.

A mudança no regulamento da Copa do Brasil aumentou a importância dos campeonatos estaduais, que se tornaram a principal via de classificação. Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas assim. O Santos ficou em 12°. Com o Palmeiras garantido na Libertadores, abriu-se uma vaga via Paulistão, mas ela é ocupada pelo Corinthians. Caso o Bragantino também se classifique para o torneio internacional, o lugar será preenchido pelo Botafogo-SP, também pelo estadual.

Se o Corinthians terminasse o Brasileirão no G-6, mais uma vaga pelo Paulistão ficaria disponível. Mas ela também não seria do Santos. De acordo com os critérios, o lugar ficaria com o Mirassol. O Peixe, aliás, poderia ter se classificado se vencesse a Copa Paulista, competição que reúne clubes do interior no segundo semestre. O clube, porém, decidiu não participar. A campeã foi a Portuguesa Santista, vizinha do Alvinegro.

Em junho deste ano, numa reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Andres Rueda disse confiar que o Santos seria convidado a disputar a Copa do Brasil do ano que vem. “Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar”, disse Rueda, em junho.

O regulamento da Copa do Brasil, porém, não prevê convites. O artigo 41 diz o seguinte sobre o caso da Federação Paulista de Futebol: “Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes.”

Fonte: Globo Esporte




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.